Os recordes do UFC
Posted: agosto 23rd, 2012

recordes-do-ufc-discovery-esportes

Por Alexandre Matos

Assim como em todas as competições esportivas, o UFC possui seus recordes e curiosidades. Com a consolidação do MMA, alguns dados fazem parte do Guinness Book Of World Records, o livro mundial dos recordes.

Confira algumas das mais impressionantes e curiosas marcas obtidas pelos lutadores ao longo dos quase 20 anos de existência do UFC. Um dos recordes inclusive foi quebrado no UFC On FOX 4, no dia 4 de agosto.

• Nocaute mais rápido da história do UFC:

Este recorde é o mais polêmico. Teoricamente, o peso pesado Todd Duffee (contra Tim Hague), o peso pena Chan Sung Jung (contra Mark Hominick) e o meio-pesado Ryan Jimmo (contra Anthony Perosh) levaram sete segundos para capitalizar seus nocautes. Estes são aqueles oficialmente considerados como os mais rápidos da história do UFC. Porém, outro lutador reclama para si a marca.

Duane Ludwig nocauteou Jonathan Goulet, no UFC Fight Night 3, em 2006. De acordo com o cronometrista oficial, fornecido pela Comissão Atlética do Estado de Nevada(*), a vitória se deu em 11 segundos. Porém, qualquer um que assista ao vídeo percebe que o árbitro interrompeu o combate com pouco mais da metade deste tempo.

O lutador entrou com um pedido de revisão na Comissão, mas obteve resposta negativa. O UFC porém reconheceu a solicitação e oficializou o nocaute de Ludwig como o mais rápido da história, com 6.06 segundos.

(*) As comissões atléticas estaduais são órgãos governamentais que regulam os esportes de combate nos EUA, Canadá, Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas.

• Finalização mais rápida da história do UFC:

Neste caso não há polêmica. No longínquo UFC 6, disputado em 1995, o russo Oleg Taktarov levou apenas 9 segundos para encaixar uma guilhotina e finalizar o americano Anthony Macias. Taktarov acabou sendo campeão do torneio do UFC 6 (naquela época, os eventos do UFC continham torneios em que o campeão precisava vencer até três lutas numa mesma noite).

• Disputa de cinturão mais rápida da história do UFC:

No UFC 55, realizado em 2005, o bielorrusso Andrei Arlovski precisou de 15 segundos para dar cabo de Paul Buentello em luta que valia o cinturão dos pesos pesados.

• Lutador mais alto da história do UFC:

Dentre todos os gigantes que já passaram pelo UFC, nenhum é maior que o holandês Stefan Struve. Apelidado de Arranha-céu, ele mede incríveis 2,11m, a mesma altura do pivô Nenê, da seleção brasileira de basquete e do Washington Wizards, equipe da NBA, a liga profissional de basquete norte-americana.

• Lutador com maior envergadura da história do UFC:

Apesar de Struve ser o mais alto, há um lutador com maior envergadura que ele. O americano Jon Jones, atual campeão dos meio-pesados, mede incríveis 2,15m de ponta a ponta de suas mãos em posição de crucifixo. O detalhe assustador: Jones mede 1,94m de altura, 17 centímetros a menos que Struve, que tem 2,10m de envergadura.

• Lutador mais pesado da história do UFC:

O posto de maior massa corporal que já pisou num octógono do UFC pertence ao ex-lutador de sumô Emmanuel Yarborough. O colosso de 2,03m de altura pesava incríveis 279 quilos quando foi nocauteado por Keith Hackney, de “apenas” 1,81m e 90 quilos.

Mais tarde, Yarborough entrou para o Guinness Book como o lutador mais pesado da história do MMA por ter atuado com bizarros 370 quilos.

• Lutador que mais recebeu bônus no UFC:

O UFC costuma bonificar em dinheiro os lutadores que aplicam os melhores nocaute e finalização de cada evento, além dos dois que protagonizam a melhor luta da noite. O americano Chris Lytle, aposentado em 2011, era o recordista destes bônus. Ele ganhou seis prêmios de melhor luta, três de melhor finalização e um de melhor nocaute, totalizando dez bônus.

Porém, desde o começo de agosto, este recorde mudou de mãos. Com os bônus de melhor luta e finalização conquistados no UFC On FOX 4, no dia 4 de agosto, o americano Joe Lauzon passou Lytle. Agora ele é dono de 11 premiações: são seis Finalizações da Noite, quatro Lutas da Noite e um Nocaute da Noite.

• Lutador que mais venceu no UFC:

Cabe ao ex-campeão dos meio-médios e integrante do Hall da Fama do UFC Matt Hughes o posto de maior vencedor da história da organização. Em 25 combates válidos pelo UFC, Hughes venceu 18.

Georges St. Pierre, atual campeão da categoria de Hughes, além dos aposentados e também integrantes do Hall da Fama Chuck Liddell e Randy Couture vêm em seguida, com 16 triunfos cada.

• Lutador que mais venceu de modo consecutivo no UFC:

Terceiro lugar no ranking dos lutadores que mais venceram na história do UFC, Anderson Silva detém o recorde de maior número de vitórias consecutivas. Desde que estreou na organização, em 2006, o atual campeão dos pesos médios venceu todas as 15 lutas que disputou.

St. Pierre é o segundo também neste critério, com 9 triunfos seguidos, empatado com Junior Cigano, atual campeão dos pesos pesados.

• Lutador que atuou por mais minutos no UFC:

Tito Ortiz é o recordista de número de lutas e de minutos atuando no UFC. O ex-campeão dos meio-pesados e integrante do Hall da Fama desde o último mês de julho disputou 27 lutas, levando 5 horas e 53 segundos em cima do octógono mais famoso do mundo.

O também americano BJ Penn pode superar esta marca já em sua próxima luta, prevista para acontecer em outubro, no UFC 152. Para isto, o combate precisará alcançar o tempo de 2:03 do terceiro round.

• Lutador que mais vezes defendeu consecutivamente um cinturão no UFC:

Das 15 vitórias de Anderson Silva, 10 foram em defesas do cinturão dos pesos médios. O segundo posto novamente é de Georges St. Pierre, com 6 defesas seguidas.

• Campeão mais jovem da história do UFC:

Como o título de Vitor Belfort no UFC 12 não conta como cinturão, o americano Jon Jones é o mais jovem a ter se tornado campeão na história do UFC. Ele tomou o cinturão dos meio-pesados do brasileiro Maurício Shogun com 24 anos.

• Campeão mais velho da história do UFC:

Randy Couture tinha 44 anos quando bateu Tim Sylvia e conquistou o cinturão dos pesos pesados. Aquela foi a quinta vez que a lenda americana conquistou um cinturão do UFC entre as categorias dos pesados e meio-pesados (outro recorde).

• Lutador que conquistou cinturão do UFC em mais de uma categoria:

Este recorde é dividido por duas lendas do MMA. Randy Couture (pesados e meio-pesados) e BJ Penn (meio-médios e leves) são os únicos lutadores que conquistaram um cinturão do UFC em mais de uma categoria de peso.

Muitos incluem nesta lista o brasileiro Vitor Belfort. Porém, o “Fenômeno” só conquistou o cinturão dos meio-pesados. O título dos pesados que Belfort venceu no UFC 12 era de um torneio. Naquela mesma noite, o americano Mark Coleman conquistou o cinturão dos pesados.

• Lutador mais jovem que disputou um combate no UFC:

Dan Lauzon tinha apenas 18 anos, sete meses e 14 dias quando estreou no UFC 64. Na ocasião ele saiu derrotado por Spencer Fisher.

• Lutador mais velho que disputou um combate no UFC:

O posto de maior veterano da história do UFC cabe ao americano Ron van Clief. Ele tinha 51 anos quando perdeu para a lenda brasileira Royce Gracie no UFC 4.

Dê sua opinião aqui.