Os cinco estádios de futebol mais imponentes do mundo
Posted: abril 24th, 2013
Maracana-Etadio-Rio-de-janeiro-discovery-esportes

Estádio do Maracanã – Foto: Arthur Boppré/Wikimedia Commons

Por Hernán Sánchez

Ao longo do tempo, os estádios de futebol se transformaram em modernos centros esportivos. Em pouco mais de um ano, o Mundial de futebol será disputado no Brasil. Para isso, o país está reformando alguns de seus estádios mais importantes.

O novo Maracanã

O Maracanã é uma das arenas mais impressionantes do mundo, não só pela magnitude, mas por seu significado cultural. Construído para o Mundial de 1950, no Rio de Janeiro, será o estádio que abrigará o maior número de partidas da próxima Copa do Mundo.

A reforma do Maracanã respeitará sua concepção original. Com espaço para 76.935 espectadores, continuará a ser o maior estádio do Brasil. Será construída uma nova tribuna com uma visão melhor do campo, todos os assentos serão trocados e o novo teto recolherá a água da chuva.

Beira-Rio

Outro dos estádios que sediará o Mundial do Brasil 2014 é o Beira-Rio, em Porto Alegre, arena do Sport Club Internacional, que conta com 51.300 assentos. O estádio terá um teto metálico que cobrirá toda a área destinada ao público e 5 mil cadeiras VIP. Entre as reformas mais importantes, está a ampliação do estacionamento para 8 mil carros. Também está prevista a construção de um hotel.

Porto-Alegre-Beira-Rio-discovery-esportes

Estádio Porto Alegre Beira Rio – Foto: Copa 2014/Divulgação

Allianz Arena, Munique

Entre os estádios mais impressionantes do planeta, também se destaca o Allianz Arena, cuja construção começou em 2002. Localizado em Munique, na Alemanha, tem capacidade para 69.900 espectadores e é um dos mais modernos do mundo. Uma de suas particularidades é que sua fachada externa muda de cor de acordo com a equipe que está jogando.

Conta com um estacionamento externo com espaço para 9.800 carros e um interno com capacidade para outros 1.200. Também tem dois restaurantes para mil torcedores, e outro mais exclusivo, para quatrocentos, além de 190 monitores e palcos VIP equipados com os mais modernos recursos tecnológicos.

estadio-allian-arena-discovery-esportes

Estadio Allianz Arena – Foto: Domínio público/Wikipedia Commons

Estádio Nacional, Pequim

Com capacidade para 91 mil espectadores, o Estádio Nacional de Pequim, na China, um dos mais formidáveis, foi a sede principal dos Jogos Olímpicos de 2008. O Ninho de Pássaro, como é conhecido devido ao design peculiar, segue um conceito de construção sustentável: a água da chuva que cai sobre a superfície do teto é reutilizada para a limpeza e irrigação do gramado. Conta também com aquecedores solares para regular a temperatura, além de um restaurante e um cinema.

estadio-nacional-de-pequim-discovery-esporte

Estadio Nacional de Pequim – Foto: Peter23/Wikipedia Commons

Estádio de Wembley

Reformado em 2006, o estádio londrino de Wembley é famoso tanto por suas dimensões (capacidade para 90 mil espectadores) como por sua história. Uma de suas características mais impactantes é o teto retrátil: em menos de uma hora, pode ser fechado completamente. Também conta com escadas rolantes mecânicas para o acesso aos diversos níveis, 12 restaurantes e 58 lojas.

estadio-Wembley-discovery-esportes

Estadio de Wembley – Foto: Rob/Wikipedia Commons

Você conhece outros estádios surpreendentes?

 

 

 

 

 

 

Dê sua opinião aqui.